Aprenda como reconhecer e selecionar seu público

Quem é o seu público alvo? Muitos caem na armadilha de acreditar que vendem para todo mundo, e por isso todos são seu público alvo, mas quem conhece seu público está um passo a frente no caminho do sucesso. Isso porque é muito mais fácil vender para quem você conhece.

Ao delimitar seu público alvo, você não deixa de vender para todo mundo, mas você optimiza as suas estratégias de marketing. A verdade é que quanto mais você segmentar seu público alvo, mais sucesso terá as suas propagandas.

O tempo e o dinheiro que você gasta tentando atingir todo mundo traz menos resultados que uma estratégia focada em um público específico. Se você é veterinário(a), seu público provavelmente deve ser quem tem pets. Isso não significa que é impossível alguém sem nenhum animal de estimação entrar no seu consultório, mas que você vai ter muito mais retorno se tentar atingir quem tem algum bichinho em casa.

Você ainda pode segmentar melhor, fazendo uma estratégia voltada para donos de cachorros e gatos,por exemplo. Mais uma vez, isso não significa que não vai aparecer alguém com um animal diferente, mas você vai ter muito mais retorno se sua estratégia for voltada para quem te da mais resultados.

Existem algumas categorias básicas para segmentar seu público: gênero e faixa etária, classe social e escolaridade, localização, e família e hábitos.

Gênero e Faixa Etária

Existem produtos que são bem específicos para homens ou mulheres, mas mesmo nos produtos mais comuns, é fácil você reconhecer quem tem o hábito de comprar, mesmo que os dois usem. Por exemplo, pneus de carro, é um item que homens e mulheres precisam, mas geralmente quem troca é o homem. Da mesma forma, roupas é um segmento que vende muitopara homens e mulheres, mas o foco é sempre para as mulheres, pois é quem mais compra.

A idade do seu público também é importante. Existem produtos que vendem mais para uma determinada faixa de idade. Por exemplos, há alguns tipos de roupas que o foco são os jovens, e outros que o foco são os mais velhos, e saber isso, vai te ajudar a atingir melhor o público certo.

Classe Social e Escolaridade

O foco do seu marketing vai ser a sofisticação ou vai ser o preço baixo? Geralmente, pessoas com maior poder aquisitivo, gosta de coisas mais caras, e quem tem menos para gastar procura por promoções. Uma das maneiras de descobrir a classe social do seu público é pela escolaridade. Nem sempre é verdade, mas na maioria das vezes, quem tem maior escolaridade tem maior renda. Outra maneira de segmentar a renda do seu público é pela localização, por exemplo, se mora em bairro nobre ou nos bairros periféricos.

Localização

A localização é importante também pela sua limitação logística. Se você só consegue atender as pessoas da sua cidade, não tem porque você focar no Brasil ou no mundo todo. E mesmo se você entrega no mundo todo, se você souber onde vende mais, pode entender o motivo e focar em regiões parecidas. Por exemplo, uma empresa de roupas de esquiar na neve, não vai focar seu marketing em um país como o Brasil.

Família e Hábitos

Pessoas casadas têm preferências diferentes de pessoas solteiras. Conhecendo com quem seu público se relaciona, o que ele faz, o que ele gosta, é mais fácil de criar uma propaganda que seja interessante para ele. A forma de falar, que tipo de mensagem passar, são coisas importantes para você se preocupar na hora de criar sua estratégia. Sabendo os hábitos e comportamentos do seu público fica mais fácil de criar a estratégia perfeita.

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